Sessão de 2h em grupos de 3 a 6 elementos 30€ por pessoa por sessão
Local
Em Lisboa ou online
Datas
A combinar consoante disponibilidade do grupo
Destinatários
Psicólogos clínicos, psicoterapeutas, e estudantes finalistas de psicologia em estágio académico clínico
Finalidade
Conhecer e refletir sobre o trabalho do psicoterapeuta Paul Wachtel, uma referência na abordagem integrativa em psicoterapia, e potenciar a integração do seu modelo nas práticas clínicas de cada um
Formato
Visualização e discussão simultânea da sessão de psicoterapia
objetivos
Visualizar e refletir sobre uma sessão de terapia
Conhecer na prática um modelo interventivo de referência na comunidade psicoterapêutica
Adquirir novas competências e integrá-las na prática clínica:
Identificar ciclos viciosos de padrões repetitivos de funcionamento intra e interpessoal
Refletir sobre formas de comunicação terapêutica mais cuidadosas e eficazes
Sobre o Paul Wachtel
É um psicoterapeuta de referência na comunidade clínica, co-fundador do movimento integrativo em psicoterapia, que se interessa particularmente pela forma como os pacientes acabam por contribuir para ciclos repetitivos nas suas vidas e que enfatiza o cuidado que é importante termos na forma como comunicamos com eles e os ajudamos a reconhecer estes padrões problemáticos. Vem de um background psicodinâmico, que integra com a abordagem comportamental. Desenvolveu o modelo Cyclical Psychodynamics que expõe em vários livros, entre os quais "Relational theory and the practice of psychotherapy" e a segunda edição do "Therapeutic Comunication: Knowing what to say when", que é acima de tudo um livro fabuloso no tal cuidado a ter na forma como comunicamos com os pacientes. Pode também ler o texto do blog sobre o trabalho dele.
Sobre o vídeo
Vamos visualizar e discutir uma sessão única com uma paciente real, jovem adulta, que está a experienciar uma situação de stress no seu casamento, com dificuldades no relacionamento com a família de origem do marido. O vídeo é em inglês com legendas em inglês. Encontra mais informação sobre o vídeo e sobre o modelo no site da APA.