Sessão de 2h em grupos de 3 a 6 elementos 30€ por pessoa
local
Em Lisboa ou online
Datas
A combinar consoante disponibilidade do grupo
Destinatários
Psicólogos clínicos, psicoterapeutas, e estudantes finalistas de psicologia em estágio académico clínico
Finalidade
Conhecer e refletir sobre o trabalho terapêutico do psicoterapeuta Jeremy Safran, no sentido de potenciar a contemplação e integração de trabalho relacional nas práticas clínicas de cada um
Formato
Visualização e discussão simultânea da sessão de psicoterapia
Objetivos
Visualizar e refletir sobre uma sessão de terapia
Conhecer na prática um modelo interventivo de referência na comunidade psicoterapêutica atual
Adquirir novas competências e integrá-las na prática clínica:
Reconhecer e intervir ao nível dos padrões relacionais dos pacientes
Aprender a metacomunicar com o paciente sobre estes padrões de funcionamento
Reconhecer o impacto destes padrões na própria relação terapêutica e aproveitar a relação para os trabalhar
Sobre o Jeremy Safran
É um psicoterapeuta de referência na comunidade clínica, pelo trabalho que desenvolveu e a importância que deu à relação terapêutica. Dá um enfoque especial ao reconhecimento e reparação de rupturas na aliança terapêutica e ao potencial de devolver/explicitar/metacomunicar sobre o funcionamento do paciente, a relação terapêutica, e/ou o impacto do funcionamento do paciente no terapeuta. Vem de um background psicodinâmico, mas é também um integrativo. A componente mais forte do seu trabalho é sem dúvida a componente relacional e interpessoal. Desenvolveu o modelo Relational Psychotherapy que expôs num dos seus principais livros, em co-autoria com J. Christopher Muran "Negotiating the therapeutic alliance: A relational treatment guide". Encontra mais informação sobre ele e sobre o modelo Relational Psychotherapy no seu site e no site do próprio vídeo da APA. Pode também ler o texto sobre o impacto do trabalho dele.
Sobre o vídeo
Vamos visualizar e discutir uma sessão única com uma paciente real, adulta, que ponderou divorciar-se mas decidiu entretanto dar uma nova oportunidade ao seu casamento. O vídeo é em inglês com legendas em inglês. Encontra mais informação sobre o vídeo e sobre o modelo no site da APA.